Conceito

O Lugar dos Afetos®, criado por Graça Gonçalves, com base nos seus livros e jogos de afetos, abriu ao público em 2008. Através de visitas guiadas e atividades dirigidas a diferentes públicos, o parque temático oferece aos visitantes uma experiência única ao nível dos sentimentos e dos afetos.

Enquanto parque temático, o Lugar dos Afetos® pretende ser um local de promoção de bem-estar, que propicie a expressão e a comunicação dos afetos pelos seus visitantes, desenvolvendo assim a formação humana centrada na área da Educação pelos (e para) os afetos. Este espaço educativo não formal pretende ainda fomentar uma vida emocional saudável, de forma educativa e lúdica, para pessoas de todas as idades.

Com base nos programas e serviços apresentados e nos objetivos da Fundação Graça Gonçalves, o Lugar dos Afetos® promove atividades específicas na área do Turismo Inclusivo onde o espaço e as dinâmicas a desenvolver adequam-se a diferentes necessidades especiais das áreas cognitiva, física e motora. Promovem-se também atividades específicas na área do Turismo Emocional e do Turismo Literário com base na obra literária da fundadora do Lugar dos Afetos®;

O espaço, localizado em Eixo - Aveiro, tem uma área total visitável de 4.000 m2 entre áreas cobertas e descobertas. O parque temático é um espaço constituído por 6 edifícios e diversos pontos ajardinados onde se promovem diferentes atividades junto dos seus visitantes. Todos os edifícios e áreas circundantes têm condições de acessibilidade a cidadãos com mobilidade reduzida. Junto ao Lugar dos Afetos® (a 70 metros) existe um parque de estacionamento com capacidade para 60 veículos ligeiros e 5 autocarros. Complementarmente, e à mesma distância, existe uma estação ferroviária da linha Aveiro - Sernada do Vouga, comummente chamada de “Linha do Vouga”.

Segundo Graça Gonçalves, fundadora do Lugar dos Afetos®, “Viajar até ao Lugar dos Afetos® é fruir de um turismo muito especial, único, para qualquer idade, em qualquer fase da vida. Um turismo por dentro (ligado a sentimentos e emoções) à descoberta não só do que somos, mas também da maneira como podemos ir descobrindo um caminho para o coração de nós próprios e dos outros.”

"Neste Lugar, que é para todas as idades, partilha-se também, com muita alegria e ternura, um caminho para chegar ao coração de si próprio e dos outros."

Graça Gonçalves