Princípios

A Fundação Graça Gonçalves é uma instituição privada e sem fins lucrativos, fundada a 29 de junho de 2006, está reconhecida pelo Ministério da Administração Interna através da Portaria n.º 1632/2006 publicada em Diário da República, 2.ª Série - N.º 195 de 10 de outubro de 2006. Complementarmente, enquanto entidade instituidora do Lugar dos Afetos®, está ao abrigo do Decreto-Lei n.º 95/2013 registada no RNAAT – Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística como instituição de animação turística com o registo n.º 1691/2017.

A Fundação Graça Gonçalves tem por objeto desenvolver e implementar os princípios subjacentes à Educação pelos (e para) os Afetos. Estes princípios radicam exclusivamente no trabalho desenvolvido pela criadora Graça Gonçalves. A Fundação desenvolve as ações necessárias à dinamização do Lugar dos Afetos® enquanto alegoria à vida interna e simbólica de cada pessoa, nas suas dimensões sensorial, cognitiva, afetiva e social.

A Fundação desenvolve as ações necessárias à angariação de fundos para edição e reedição de todos os títulos referentes aos livros e jogos e Afetos da autora que são a fundamentação teórica do Lugar dos Afetos®, e para a plena utilização do espaço, enquanto alegoria à vida interna e simbólica de cada pessoa, nas suas dimensões sensorial, cognitiva, afetiva e social, promovendo nomeadamente:

  • A expressão e a comunicação, a participação e a responsabilização, bem como os laços de afeto entre as pessoas;
  • O desenvolvimento através de uma vida emocional saudável;
  • A formação humana centrada na área da Educação pelos (e para) os Afetos;
  • O desenvolvimento através da inteligência emocional, sobretudo no seio das camadas da população mais carenciadas;
  • A realização das ações de solidariedade particularmente junto de grupos mais desfavorecidos;
  • A realização de ações na área da saúde emocional, em geral, e dos comportamentos de risco, em particular;

Toda a sua atividade é desenvolvida no respeito pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e pelos princípios de defesa da vida humana, da liberdade, tendo em vista a Educação pelos (e para) os Afetos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos sem discriminação social, religiosa e cultural.